Formação continuada e Treinamento profissional

Formação continuada e Treinamento profissional
Foto: Formação continuada - Jornada Pedagógica Curaçá-BA, 2014

sábado, 24 de setembro de 2016

FUNASE CASEM - Treinamento profissional sobre a Comunicação Assertiva e a Relação Educativa

Treinamento profissional sobre as relações interpessoais e as dinâmicas de grupo na FUNASE CASEM, Petrolina-PE. 1^ Etapa, 29 de Agosto – 19 de Setembro de 2016


A sensação comum é a de que Alcançamos juntos os objetivos deste projeto ao longo de 5 semanas de treinamento!!
Era um belo desafio tendo em conta que foi o projeto Piloto em uma instituição como a FUNASE CASEM.
Como treinador/facilitador sinto-me plenamente satisfeito e pronto para .. a segunda etapa.
Um agradecimento especial a direção e a coordenação da Instituição.
Nicola Andrian

Justificativa:
              A dimensão da comunicação interpessoal como componente prioritária da ‘Relação Educativa’ e do trabalho em equipe ainda encontra pouco espaço nos percursos de formação continuada ou treinamento de profissionais que atuam em contextos educativos extraescolares.
Por contra, diferentes linhas de pesquisa e atuação no Brasil, como no mundo inteiro, relatam a suma importância desta abordagem tão necessária principalmente atuando em contextos de vulnerabilidade social e/ou conflito com a lei.
O presente projeto pretende proporcionar momentos de reflexão e prãtica sobre os conceitos teóricos e metodologicos e as técnicas básicas da Comunicação Assertiva, no específico da Escuta Ativa, e da Relação educativa contextualizados na realidade da FUNASE CASEM, Casa de semiliberdade, de Petrolina.
  

A presente proposta ‘piloto’ nasce de uma douradoura e frutífera colaboração técnica entre a FUNASE CASEM, Petrolina-PE e o ‘Progetto BEA’ promovido pela Associação de Promoção Social En.A.R.S de Padova, Itália em colaboração com o ‘BEA Centro de Estudos e Práticas’ de Petrolina-PE.



Objetivo Geral:
Compreender a importância da comunicação interpessoal e da relação educativa em contextos socioeducativos que abordam as condições de vulnerabilidade social e conflito com a Lei.
Objetivos específicos:
  • Vivenciar e compreender a importância da comunicação e do trabaho em equipe.
  • Refleter sobre conceitos tais quais a Humanização da relação interpessoal
  • Aplicar as técnicas básicas da Comunicação Assertiva e da Escuta Ativa em uma Relação Educativa com adolescentes em conflito com a Lei
Conteúdos:
  • A Humanização da Comunicação;
  • O trabalho em equipe: a Percepção e a Interpretação;
  • A Comunicação Assertiva: a Escuta Ativa e Confiança.
Fundamentação Teórica:
A Assertividade: Os dois psicólogos Robert Alberti e Michael Emmons publicaram no ano de 1978 o livro ‘Your perfect right: a guide to assertive behavior’ (Seu direito perfeito: um guia do comportamento assertivo).
Eles definem a assertividade da seguinte maneira: “A conduta que permite que uma pessoa aja de acordo com seus interesses mais importantes, defender-se sem ansiedade, expressar comodamente sentimentos honestos ou exercer os direitos pessoais sem negar os direitos dos outros”.
A capacidade de auto-afirmar-se sem adotar estilos comunicativos agressivos ou passivos e no pleno respeito do interlocutor. Uma ‘ferramenta’, a assertividade, ainda pouco conhecida e explorada pelos profissionais da área socioeducativa.
A Relação Educativa: Para Carl Rogers, a Relação educativa é uma relação na qual uma pessoa se compromete a facilitar o crescimento e a maturidade do outro que não está configurado como um sujeito a ser manipulado, mas como uma pessoa capaz de auto-afirmação e auto-realização. A relação de ajuda/educação é baseada em três condições fundamentais: a congruência, a consideração positiva incondicional e a empatia.
A congruência: é a consciência do educador de seus sentimentos e experiências, tais como surgem em relação ao educando, sem tentativas de nega-los ou distorcê-los.
A consideração positiva incondicional: é baseada no respeito pela pessoa reconhecida como um ser único e original, em sua totalidade, com defeitos e qualidade, sem críticas ou julgamentos.
A empatia: é a dimensão que mais especificamente deve conotar um relacionamento genuíno de ajuda/educação, indicando a capacidade de se colocar no lugar do outro, de perceber com sinceridade e respeitar o mundo interior, o conteúdo emocional e cognitivo do outro.
Considerando os contextos extraescolares no geral e a FUNASE CASEM Petrolina como referência específica para este projeto, torna-se bastante significativo o pensamento de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
Metodologia:
Em cada encontro e de forma completamente interativa e em constante alternância são abordados e trabalhados os Conteúdos e a Relação entre os participantes.


Avaliação:


N.11 Fichas de avaliação entregue no final da última tarde de treinamento.
Conteúdos:
 Relevância na Prática

 Metodologia


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